loading

BLOG

08
jan
design

Design Biofílico

Bio = Vida  Philia = Amor

Na palavra Biofilia, o Amor à Vida, relaciona-se a importância e a necessidade de tudo o que envolve e participa de qualquer tipo de vida. Essa necessidade reside na afetividade emocional inata dos seres humanos para com os fenômenos da vida ligados ao seu instinto de preservação.

A denominação, Design Biofílico (do termo biofilia), foi desenvolvida em 1984 pelo Biólogo Edward O. Wilson, para descrever a atração humana (necessidade) pela Natureza. O design Biofílico incorpora em seus projetos, elementos naturais, reais ou simulados, para promover o bem-estar.

A base da teoria da Biofilia afirma que a saúde humana e seu bem estar tem uma necessidade de fundo biológico que reside no contato com o Meio Natural. Nesse sentido, o Design Biofílico contemporâneo, procura re-conectar o ambiente construído com a Natureza, por meio de estratégias específicas incluindo ( não se limitando) o uso de janelas e aberturas, para maior incidência da Luz do dia, para melhor circulação do ar natural contribuindo para que os ambientes fiquem mais arejados, e para a integração com espaços (externos) verdes como jardins.

Projeto Arquitetônico com princípios da Biofilia nas aberturas que integram ambientes internos à Natureza exterior.Arquiteto: Léo Magalhães

Por que é importante?

Cada vez mais se confirma que as pessoas se sentem mais confortáveis com o contato com a Natureza, como a luz solar, o ar fresco natural, e as plantas vivas. Estes elementos geram o desenvolvimento de um bem estar que, nos ambientes de trabalho aumentam a produtividade, nos ambientes de estudo favorecem o aprendizado, nos ambientes hospitalares contribui acelerando os processos de cura. Mas, embora as estratégias que favorecem a Biofilia pareçam simples, o fato é que estas estão ausentes em muitos projetos arquitetônicos e urbanísticos da contemporâniedade.

Projeto Paisagístico(para empresa em São Paulo) dentro dos princípios da Biofilia na integração de Plantas vivas e detalhe de espelho d’água nos ambientes internos com vista à área externa.Arquitetura: Léo Magalhães – Paisagismo:Sil França

Além de uma concepção sobre o desenho arquitetônico e urbanístico, a Biofilia, trata-se também de uma prática que procura integrar elementos da Natureza nos espaços de habitação enfocando a integração entre as áreas verdes e a arquitetura de dentro para fora e de fora para dentro, ou seja, a integração entre o interior das edificações e áreas externas com jardins que possibilitem o contato com a Natureza. Projetos arquitetônicos que possuem características biofílicas, apresentam soluções para conectar os ambientes construídos com a Natureza, criando conexões visuais e físicas que proporcionam, bem estar recorrente dos espaços que refletem o hábitat natural codificados em nossos DNAs, desenvolvendo uma tendência necessária ao contexto do mundo moderno, que é o de “Projetar com a Natureza em Mente.”

Projeto Arquitetônico com princípios da Biofilia nas aberturas que integram ambientes internos à Natureza exterior. Arquiteto: Léo Magalhães Sil França – Paisagismo

Para muitos ainda é incrível constatar que essas simples  medidas possam ter um impacto produtivo em empresas, ou sobre o modo como os alunos aprendem, ou ainda, nos processos de cura de inúmeras doenças. Ações “biofílicas”, inspiram nossa reconexão com a Natureza, mudando a experiência humana com respeito a valorização dos ambientes naturais sempre para melhor. Muitas experiências que aplicaram os princípios biofílicos em seus projetos, têm contribuído para que possamos mensurar e compreender o profundo impacto que este conceito exerce sobre os ambientes que vivemos.

Biofilia é a arte de Ajardinar o Mundo!

Abraços desejosos que você possa sempre se aproximar da Natureza, desfrutar do Bem Estar que ela proporciona e seja Feliz!

Este post foi publicado no blog Jardim de Siguta e não pode ser reproduzido, sob punição de acordo com a Lei de Direito Autoral nº 9.610 de 1988.

Deixe uma resposta

2014 ©: Studio Plano Verde. Todos os direitos reservados. - Feito com Amor e Carinho por IKOEH.com