loading

BLOG

13
abr
casa

Casa na Árvore

Quem nunca desejou entrar numa casa feita no alto de uma árvore?

Casas nas árvores há muito tempo deixaram de ser lugar de criança onde adulto não entra, para se transformarem em inusitados espaços de design onde o único limite está na imaginação do proprietário e do designer ou arquiteto. As casas das árvore da modernidade ultrapassam a simplicidade através de designs arrojados, tecnologia e até conceitos de sustentabilidade. Simbolicamente, tanto a casa como a árvore, são associadas ao centro do mundo, já que são como uma espécie de redoma e estrutura de segurança onde os próprios indivíduos se abrigam, se movimentam e organizam a sua vida a partir do lar.

Com relação à casa na árvore, talvez o encanto que produz nos adultos, se deva ao fato dela ser um espaço integrado à Natureza, um lugar suspenso onde nos transportamos para um mundo a parte que nos remete à uma conexão com o meio natural nos aliviando do estresse cotidiano. Tanto encantamento, tem gerado usos diversos para essa modalidade de abrigo que conta com uma gama de Arquitetos, Designers e Paisagistas dentre outros especialistas, utilizando suas competências técnicas e criativas para projetar espaços suspensos em árvores ao redor do mundo como espaços privados de lazer, relaxamento, clubes, hotéis, etc.

Muitas dessas construções inusitadas ao redor do mundo, se encontram no livro: Tree Houses – Fairy Tale Castles in the Sky (TASCHEN, 352 páginas) de Philip Jodidio, especialista em arquitetura. No livro o autor traz esclarecimentos sobre a existência de regras básicas e aspectos técnicos fundamentais para  sustentar com segurança uma casa no alto de uma árvore, o que não impede que os projetos sejam livres e mais criativos do que as construções “enraizadas na terra”.

Selecionei para ilustrar este post, as modernas casas em árvores projetadas e produzidas pela empresa alemã Baumraum, especializada no assunto, para sua apreciação e inspiração…

casa na árvore Baumhaus

As casas projetas pela Baumraum, são na maioria pequenas unidades que criam retiros coloridos situados no alto das árvores em forma de cubos que medem 2,30 x 2,50 x 2,50 mts, com 80 mm de espessura nas paredes e fachadas interior e exterior feitas de madeira Lariço. Os trilhos das escadas são feitos de aço galvanizado com degraus de Laricio, e o telhado tem cobertura com folha de metal.

As casas no formato de cubos coloridos são chamadas de Baumquadrat e são instaladas a 3 mts a cima do solo podendo ser montada em vários módulos. Mas a Baumraum projeta e produz uma diversidade de modelos destinados a diversos usos e funções. Cada casa é equipada com uma estrutura de madeira sólida tanto no exterior quanto no interior, vidros extensos, clarabóias, isolamento, gavetas, cama e bancos em nível para conexões com o uso para alimentação. E ainda prevê possibilidades de ligação de telefone, mini-bar, sistema de wi fi, aquecimento, etc.

Um dado bem bacana da Baumraum é que além da eficiência técnica, eles ainda têm como foco principal, não ferir as árvores e não interferir no meio ambiente circundante. Com relação às árvores, quanto a fixação da estrutura da casa, todo cuidado é tomado através de técnicas e materiais que promovam a sustentação sem agredir ou lesionar a árvore.

As casas podem ser projetadas para qualquer árvore, mas a força e condições das árvores têm influencia direta sobre o tamanho e a altura da casa a ser projetada, o que não impede a criação de formas diversas e inusitadas para essas casas.

As casas das árvores da Baumraum vão desde espaços suspenso nas árvores que podem ser usado para relaxar, dormir, brincar, etc, até grandes empreendimentos hoteleiros. Você já se imaginou num hotel suspenso em árvores em meio a Natureza? Veja alguns projetos realizados pela Baumraum:

Acomodações suspensas em meio à natureza em Mendoza, na Argentina:
Schrems Casa na Árvore Resort, Áustria:
Primeiro Hotel Casa na Árvore no norte da Alemanha, Oldenburg Lower Saxony:

Como vemos o que não falta é conforto nestas “Casas nas Árvores”. Dá até para morar numa delas…

Abraços,
Sejamos Felizes!

Fonte: www.Baumraum.com – Imagens: Web.

Este post foi publicado no blog Jardim de Siguta e não pode ser reproduzido, sob punição de acordo com a Lei de Direito Autoral nº 9.610 de 1988.

Uma resposta para “Casa na Árvore”

  1. Lady Sybylla disse:

    Casa na árvore acho que é um sonho de consumo bem comum entre crianças e adultos. rs Sei disso porque ainda é o meu, hehehe.

    Acho que virei fã deste de tipo de coisa com os filmes norte-americanos. São vários os que mostram a molecada brincando na casa da árvore, comendo bobagens e lendo quadrinhos.

    Agora, as dos filmes são simples, essas do post são incríveis! Gente, imagine ficar a tarde navegando na internet em uma casa na árvore? Sensacional! Não sairia mais de lá! =D

    Abraço!

Deixe uma resposta

2014 ©: Studio Plano Verde. Todos os direitos reservados. - Feito com Amor e Carinho por IKOEH.com